sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Visita Virtual Museu dos Brinquedos



Introdução

Escolhi este museu para tema de trabalho obrigatório de CLC, fazendo-lhe uma visita virtual, pelas seguintes razões; porque já há algum tempo que tenho curiosidade de o visitar, e porque pensei que era interessante saber quais eram os brinquedos que eram utilizados por crianças de diferentes gerações. E quais os brinquedos que na actualidade tem destaque para estarem expostos em museu.
As crianças que são a razão do curso de técnica de acção educativa que estou a fazer, necessitam de brinquedos para desenvolverem diferentes aprendizagens, sendo a brincadeira uma mais valia para lhe desenvolver a parte fisica e a parte psiquica.

A estrutura do meu trabalho é a seguinte:
Localização do Museu
História do Museu
O Fundador
Colecções
Alguns destaques
Curiosidades
Conclusão
Anexos



O Museu dos Brinquedos está situado em Sintra e as peças são tantas, tanto as que estão expostas, como as que estão guardadas por falta de espaço, que só com estas dariam para fundar outro museu.


História do Museu

Os brinquedos deste Museu fazem parte de uma recolha feita ao longo de mais de 50 anos pelo coleccionador João Arbués Moreira. A colecção começou a ser constituída quando tinha 14 anos de idade com os brinquedos que lhe iam sendo oferecidos e outros, dos seus pais e dos seus avós. Com o avanço da sua idade, aumentou também o seu interesse pelos brinquedos e foi comprando diferentes exemplares ao mesmo tempo que crescia a vontade de saber mais acerca das peças que ia encontrando, o seu fabrico, a sua origem, a sua história.
Com o passar do tempo, a colecção foi aumentando e quando tinha já mais de 20 000 brinquedos diferentes, havia que cuidar e expor este património permitindo ao público tomar contacto com a maior colecção do género em todo o país. Em 1987 nasceu a Fundação Arbués Moreira, mas o espaço do museu dessa época, era exíguo. E o museu mudou de espaço em 1997, ocupando desde então o antigo quartel dos bombeiros de Sintra.



O Fundador


A partir dos 14 anos, João Arbués Moreira recebia do avô brinquedos quando reprovava ou tinha más notas, pois o seu avô considerava que brincar era mais importante do que estudar. Mesmo assim, João Moreira continuou a estudar e acabou por tirar o curso de Engenharia em Inglaterra.
Porém, o seu interesse pelos brinquedos não esmoreceu, e a sua colecção foi aumentando ao longo dos anos.



Colecções



Neste Museu podemos encontrar colecções de vários tipos de brinquedos, como por exemplo: bonecas, carrinhos, barcos, peões em miniaturas, 13 mil soldadinhos de chumbo e brinquedos artesanais. No total exposto, existem cerca de 40 mil brinquedos, mas o Museu alberga também exposições temporárias de vez em quando.



Alguns destaques



Numa das exposições temporárias que o Museu alberga, os visitantes puderam ver um Ferrari de tamanho real, mas inteiramente construído com peças de Lego.
Noutra altura, a exposição foi sobre brinquedos dos anos 60 em contraste com os brinquedos actuais, mostrando a sua evolução.



Curiosidades



O Museu tem também uma Oficina de Restauro, onde apenas são reparados os brinquedos pertencentes ao museu, embora hajam planos para alargar este serviço para o público. Aqui, as crianças que visitam o museu podem assistir ao vivo à reparação de brinquedos.
Outra curiosidade do Museu, é a sua loja, onde o número de brinquedos não é grande, mas são brinquedos que raramente se encontram noutras lojas: brinquedos artesanais, réplicas de brinquedos antigos, livros de pintar e bonecas de recortar.



Conclusão



Com as novas tecnologias, nem precisei de sair de casa para ir visitar o Museu do Brinquedo de Sintra. Sentei-me confortavelmente numa cadeira, em casa, liguei o computador portátil e liguei-me à Internet, acedi ao Google e comecei a pesquisar em diversos links para reunir informação e para começar a estruturar o meu trabalho escrito.
Copiei as imagens que me parecerem as mais adequadas para visualizar o espaço do museu e que também me foram úteis para ter uma melhor noção espacial do museu e dos brinquedos que lá estão expostos.
Esta visita virtual despertou o meu interesse e curiosidade para, num futuro próximo, visitar este museu ao vivo e a cores, e assim poder comparar com tudo aquilo que a Internet me permitiu visualizar e aprender.








Sem comentários: